top of page

Curso online de ficções históricas

Atualizado: 5 de jul. de 2023

Olá, pessoal! Informações sobre novas turmas na loja do site ou mande um e-mail para: brumngtt@gmail.com


CONTEÚDO DO CURSO: ~ 1ª aula: As origens do romance histórico; principais autores e autoras fundadores; por que surgiu e o que categorizava um romance histórico ~ 2ª aula: Onde começo a pesquisa, como sei que dados históricos devem entrar no meu texto, processos de escrita de uma ficção histórica, voz narrativa, quando a pesquisa acaba, contos e poemas históricos; como autores de diversos gêneros literários usaram a história para construir suas narrativas; ~ 3ª aula: O novo romance histórico e suas regras; autores contemporâneos; bons e maus exemplos de dados históricos em um texto de ficção; os subgêneros da ficção histórica ~ 4ª aula: Debate sobre os desafios e limites da ficção histórica; exemplos de clichês;


~ 5ª Aula: debate em cima dos textos de ficção histórica produzidos pelos alunos (pode ser um conto, poema ou trecho de romance) PARA QUEM É ESSE CURSO? ~ As aulas são para quem deseja escrever e se interessa por história. Grande parte das pessoas que tem interesse em escrever romances históricos, mas o curso também se destina a quem deseja trabalhar com o passado em contos ou poemas, ou até em livros de outros gêneros literários :)


QUAL É O MODELO DO CURSO?


~ O curso é online, com interação entre professora e alunos. No início do curso pedirei aos alunos para entregarem um texto de ficção histórica (seja ele um conto, um poema ou o início de um romance). Na quinta aula, leremos em classe trechos dos textos dos alunos e comentaremos sobre o pontos positivos e negativos. Também encaminharei um parecer individual sobre cada texto, comentando os trechos que apresentam problemas ou que podem ser modificados.


~ As aulas serão gravadas, caso o aluno perca alguma. Porém, é recomendando o aluno ou aluna tentar fazer ao menos 50% do curso presencialmente, para desfrutar das interações com os colegas.


PREÇOS


O curso custa R$ 500,00 e pode ser dividido em até seis vezes.


Há bolsas para pessoas em situação vulnerável. Para pedir a bolsa, escreva e mande no meu e-mail por que deseja fazer o curso e o quanto você conseguiria pagar. Atenção, apenas escreva se estiver em situação vulnerável, pois o número de vagas com bolsa é limitado.


PARA MAIS INFORMAÇÕES


~ Me mande um e-mail se quiser saber mais sobre o curso ou tiver qualquer dúvida: brumngtt@gmail.com


SOBRE A PROFESSORA


~ Bruna Meneguetti é escritora, jornalista e dramaturga formada pela Faculdade Cásper Líbero. Coautora do livro "Corações de Asfalto – Um Retrato do Trabalho nas Ruas de São Paulo" (Editora Patuá, 2018), e autora dos livros "O Céu de Clarice" (Amazon, 2017) e "O último tiro da Guanabara" (Editora Reformatório, 2019), este último ganhador do edital de 2018 da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do Prêmio Bunkyo de Literatura 2021. Atualmente é colaboradora do Jornal Folha de S.Paulo e da Revista Tag, locais em escreve resenhas de livros e entrevista escritores. Durante seis anos foi também colaboradora do Caderno Aliás, do Jornal O Estado de S. Paulo.


128 visualizações
bottom of page