top of page

Matérias impresso

Atualizado: 21 de nov. de 2023



Matéria "Escrever é aprender a morrer", para a Revista Quatro Cinco Um. Nela, entrevisto o psicanalista Christian Dunker para falar sobre seu novo livro e sobre como autores contemporâneos elaboram o luto por meio da escrita. Clique aqui para ler


Na Folha, entrevistei o poeta ucraniano Ilia Kaminski sobre seu excelente livro "República Surda". Clique aqui para ler


Para o Estadão, entrevistei Bruno Ribeiro, autor de "Era apenas um presente para o meu irmão", livro-reportagem sobre a Barbárie das Queimadas. Clique aqui para ler



Entrevista com Rafael Gallo para a Folha de S.Paulo. No texto, resenho o livro "Dor Fantasma" enquanto Gallo fala sobre o enredo e as relações entre Brasil, Portugal e a literatura brasileira. Clique aqui para ler


Matéria "Os desafios da escrita", para a Revista TAG - Entrevistei Bruno Ribeiro, Carol Chiovatto, Luisa Geisler, Tobias Carvalho e Victor Bonini para falar sobre o que leva alguém a começar a escrever, como encontrar a voz narrativa, desafios na carreira e recepção dos livros. Clique aqui para ler.


No podcast da Revista TAG falei sobre o livro "O mistério de Henry Pick", de David Foenkinos, o ofício do escritor e do ghostwriter, ou escritor fantasma. Clique aqui para ouvir.


Entrevista pingue-pongue com Manthia Diawara. Falamos sobre o livro "Em busca da África", em que Diawara discorre sobre ascensão da modernidade africana e africanismos que não existem mais na África, porém que seguem presentes hoje no Brasil. Clique aqui para ler.


Matéria feita a partir da obra "O livro dos anseios", de Sue Monk Kidd. Nesta edição da Revista TAG, falo sobre as várias representações da vida de Cristo em livros e filmes, além de entrevistar um especialista em simbologia cristã. Clique aqui para ler.


Nesta matéria, escrevi sobre os demônios que atormentam Bird no livro "Indígenas de férias", de Thomas King. Contei com a participação dos depoimentos de Daniel Munduruku, Geni Núñez, Julie Dorrico e Bianca Leimontas para falar sobre questões de identidade, saúde mental e crenças indígenas retratadas na literatura. Clique aqui para ler.



Na revista TAG falei sobre o livro "A ilha das árvores perdidas", da escritura turca Elif Shafak. Clique aqui para ler.



No Estadão, escrevi sobre o centenário do nascimento de Augusto Monterroso. Em sua homenagem, entrevistei e pedi minicontos para os escritores Marcelino Freire, André Ricardo Aguiar, Vilma Arêas e Nanete Neves. Clique aqui para ler.


Para a Revista TAG, escrevi sobre o livro "Samarcanda", de Amin Maalouf. Clique aqui para ler.


Também para a Revista TAG, escrevi sobre quem foi Omar Khayyam. Além de ser um personagem da obra "Samarcanda", Khayyam foi um dos grandes polímatas da humanidade. Clique aqui para ler.


Entrevistei a autora Micheliny Verunschk sobre seu livro "O som do rugido da onça". Para ler a matéria completa de O Estado de S.Paulo, clique aqui!


Entrevistei Paulo D'Auria para falar sobre seu livro "Cuáheu - Ontem, amanhã". Leia a matéria completa de O Estado de S.Paulo, clique aqui.


Resenha do livro "Sol artificial", do argentino J. P. Zooey. Leia a matéria no Jornal Rascunho, clique aqui.


Resenha sobre a peça "Trilogia do reencontro", de Botho Strauss. Clique aqui para ler a matéria no Estadão.


Resenha sobre o livro "Nada digo de ti, que em ti não veja", de Eliana Alves Cruz. Para ler a matéria completa no Jornal Rascunho, clique aqui.


No estadão, escrevi sobre "Flush", livro de Virginia Woolf. Clique aqui para ler.


No Estadão, escrevi sobre a história da medicina. Leia clicando aqui.


No Estadão, escrevi uma resenha sobre o livro "Daqui não saio", de Marco Balzano. Clique aqui para ler.

Matéria sobre o livro "Mulherzinhas", de Louisa May Alcott. Clique aqui para ler a resenha no Estadão.


Matéria sobre como a literatura ajudou a abolir a escravidão no país. Clique aqui para ler.


Resenha sobre o livro "Torto arado", e entrevista com Itamar Vieira Jr. Clique aqui para ler a matéria no Estadão.


No Estadão, entrevistei Deborah Dornellas para falar de seu livro "Por cima do mar". Clique aqui para ler.


No Estadão, entrevistei Gonçalo Tavares para falar de seus livros "A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado" e "Cinco Meninos, Cinco Ratos". Clique aqui para ler a matéria.



Matéria sobre o livro "As bruxas", de Stacy Schiff. Clique aqui para ler.


Entrevistei o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, autor de "Ualalapi" e "As Mulheres do Imperador". Para ler a matéria completa de O Estado de S.Paulo, clique aqui.


Matéria sobre a reedição do livro "História da Vida Privada no Brasil – Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa". Leia o texto publicado no Estadão clicando aqui.


Entrevistei Fred Di Giacomo para falar sobre seu livro "Desamparo". Clique aqui para ler a matéria completa de O Estado de S.Paulo.



Entrevistei Maria Valéria Rezende para falar sobre seu livro "A face serena". Leia aqui a matéria completa no Estadão.


Matéria sobre o livro "Diário de Myriam", da síria Myriam Rawick. Clique aqui para ler no Estadão.


Entrevista com a autora Cássia Janeiro sobre seu livro "As filhas de Eva". Leia clicando aqui.


Entrevista com José Almeida Júnior sobre seu livro "Última hora". Clique aqui para ler.


Entrevistei Carlos Eduardo de Magalhães sobre seu livro "Petrolina". Leia a matéria no Estadão clicando aqui.


Entrevista com Mary del Priore sobre seu livro "Histórias da gente brasileira - Volume 3 República". Clique aqui para ler a matéria no Estadão.


Matéria sobre o centenário da morte de Maria Firmina dos Reis, primeira autora negra do Brasil. Clique aqui para ler no Estadão.


Entrevista com Micheliny Verunschk sobre "O peso do coração de um homem". Clique aqui para ler a matéria completa de O Estado de S.Paulo.


Entrevista com Vanessa Maranha sobre o livro "Começa em mar", clique aqui para ler.



Veja Especial – Construir, Reformar – http://migre.me/vZ5IB



Revista Contexto: http://migre.me/vXOYq



Revista Esquinas – Pág. 33 – http://migre.me/waDt5


Revista Esquinas – Pág. 57 – http://migre.me/waDxD


105 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page